Fluminense
Corinthians repete a campanha de 2005 e se aproxima do líder Flu
Mesmo com empate, Tricolor carioca segue com melhor arrancada dos pontos corridos. Dupla da ponta tem 'fuga' destacada e rara
André Durão e Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Dois clássicos, dois resultados – um vencedor e um campeonato embolado na ponta. Pela segunda vez, desde que os pontos corridos surgiram em 2003, o Brasileirão tem dois times com campanhas muito acima da média. Fluminense (33 pontos) e Corinthians (31) completaram a rodada #15 acima dos 30 pontos, algo que só havia ocorrido uma vez na era dos pontos corridos. Foi em 2005, quando o vice-líder era justamente o Corinthians, que tinha exatamente a mesma campanha (e acabou sendo campeão).
Mesmo empatando com o Vasco, o Fluminense manteve a melhor arrancada histórica do campeonato – com aproveitamento de 73,3%, acima da Ponte Preta de 2005 (que chegou a 15ª rodada com 32 pontos e 71,1%), do Cruzeiro de 2003 (31 pontos – 68,8%) e do Palmeiras de 2009 (mesmos 31 pontos e 68,8%). Para efeito de comparação: até hoje só uma vez um líder após 15 rodadas – no caso, a Ponte Preta - teve campanha melhor do que o vice-líder de 2010. Historicamente, a campanha do Timão 2010 é superior a de muitos primeiros colocados. O São Paulo em 2006, por exemplo, tinha 30 pontos na 15ª rodada. O Botafogo de 2007 somava 28 pontos. O Grêmio de 2008 liderava com 29.
Além da boa campanha dos líderes, a distância dos dois para os outros postulantes é incomum. A linha de corte do G-4 está em 24 pontos – muito baixa. Em 2009, por exemplo, o quarto colocado era o Goiás, com 26. Só em 2007 (quando o Vasco chegou a rodada #15 com 23 pontos, houve uma campanha de quarto colocado pior – como mostra o quadro abaixo).
QUADRO COMPARATIVO - Após 15 rodadas
| 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | |
|---|---|---|---|---|---|
| 1º | Fluminense - 33 | Palmeiras - 31 | Grêmio - 29 | Botafogo - 28 | São Paulo - 30 |
| 2º | Corinthians - 31 | Atlético-MG - 31 | Flamengo - 28 | São Paulo - 28 | Paraná - 27 |
| 3º | Botafogo - 24 | Inter - 27 | Cruzeiro - 27 | Grêmio - 25 | Santos - 27 |
| 4º | Ceará - 24 | Goiás - 26 | Vitória - 26 | Vasco - 23 | Cruzeiro - 26 |
| Quem foi campeão | Flamengo - 25 (5º) | São Paulo - 26 (5º) | São Paulo | São Paulo |
Do outro lado da tabela, o Atlético-GO terminou a rodada #15 com uma distinção pouco honrosa: igualou a pior campanha da história dos pontos corridos até agora. Com meros dez pontos conquistados (aproveitamento de 22,2%), o Dragão alcançou a triste marca do América-RN em 2007 em 15 jogos. O América, então, conseguiu outra marca infame: teve 11 derrotas seguidas (ficou sem fazer ponto da decima-terceira até a vigésima-quinta rodadas). A linha do desespero, aliás, está abaixo da média também. O primeiro time fora da degola, o Prudente, tem campanha pior do que seus “pares” de 2006 para cá.
| 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | |
|---|---|---|---|---|---|
| 16º | Prudente - 15 | Botafogo - 16 | Vasco - 16 | Sport - 18 | Flamengo - 17 |
| 17º | Grêmio - 15 | Sport - 13 | Portuguesa - 16 | Atlético-PR - 18 | Botafogo - 17 |
| 18º | Atlético-MG - 13 | Atlético-PR - 13 | Santos - 14 | Juventude - 15 | Santa Cruz - 16 |
| 19º | Goiás - 13 | Fluminense - 11 | Fluminense - 13 | Náutico - 13 | Fortaleza - 14 |
| 20º | Atlético-GO - 10 | Náutico - 11 | Ipatinga - 11 | América-RN - 10 | Corinthians - 13 |
| Quem foi rebaixado | Coritiba, Santo André, Náutico e Sport | Vasco, Figueirense Ipatinga e Portuguesa | Paraná, Corinthians, Juventude e América-RN | Ponte Preta, São Caetano, Santa Cruz e Fortaleza |
Nenhum comentário:
Postar um comentário