Corinthians
Timão dos títulos: alegrias que engrandecem a história centenária
Paulista de 77, Mundial de 2000, Brasileiros, Copas do Brasil... A galeria de taças do Corinthians é imensa. Para completar, só falta a Libertadores
Poucos clubes possuem uma galeria de conquistas tão vasta quanto a do Corinthians. Em 100 anos de história, o Timão tem 97 conquistas oficiais - entre campeonatos nacionais, internacionais, estaduais e outros torneios (veja lista dos principais no Almanaque, no fim do texto). E, claro, o Mundial de Clubes de 2000. Entre as competições mais importantes do calendário, apenas a Taça Libertadores ainda não figura na lista de feitos corintianos. Para o presidente Andrés Sanches, é questão de tempo.
- O Corinthians tem de se acostumar a disputar Libertadores todo ano. Esse é nosso objetivo. Em breve venceremos essa competição - garante o mandatário.
A história de triunfos começou com o Campeonato Paulista de 1914, no time liderado por Manoel Nunes, o Neco, primeiro ídolo alvinegro. Passou pelos tris estaduais de 22/23/24, 28/29/30 e 37/38/39. Teve um grande momento em 1954, com o Paulista no ano do IV Centenário da cidade de São Paulo, em um timaço capitaneado por Baltazar, Cláudio e Luizinho. E passou por um período de jejum entre 54 e 1977.
O título que quebrou a marca de 23 anos sem ganhar campeonatos foi simbólico demais. Basílio que o diga. O volante predestinado foi o responsável por marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, que acabou com o sofrimento de milhões de corintianos Brasil afora.
Confira abaixo 9 grandes títulos do Corinthians (e um que ainda é sonho):
1. Campeonato Paulista de 1977
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
23 anos sem títulos foram exorcizados após um chute certeiro de Basílio. Em 13 de outubro daquele ano, o camisa 8 fez o único gol do jogo sobre a Ponte Preta e o Timão pôde soltar o grito engasgado há tanto tempo. Oswaldo Brandão era o comandante do time.
2. Campeonato Brasileiro de 1990
Primeira conquista corintiana em nível nacional, que contou com a genialidade do camisa 10 Neto para ser concretizada. Com gols decisivos nas fases finais, o meio-campista praticamente carregou o time nas costas, repleto de bons coadjuvantes. Um deles, Tupãzinho, foi o autor do célebre gol de carrinho na decisão contra o São Paulo: 1 a 0.
3. Copa do Brasil de 1995
No mesmo ano, o Timão já havia faturado o Paulistão, a Copa São Paulo de Juniores e o Carnaval - este por meio da Gaviões da Fiel. Mas Marcelinho Carioca e companhia queriam mais. Diante do temido Grêmio, o time treinado por Eduardo Amorim não se intimidou e venceu as duas partidas da decisão: 1 a 0 no Olímpico e 2 a 1 no Pacaembu.
4. Campeonato Brasileiro de 1998
Vanderlei Luxemburgo era o comandante do belo time que tinha estrangeiros em sua espinha dorsal: Gamarra na zaga e Rincón no meio-de-campo. A forte equipe se classificou na liderança da primeira fase, despachou Grêmio e Santos até chegar à decisão contra o Cruzeiro. No primeiro jogo, empate por 2 a 2. No segundo, novo empate: 1 a 1. E no terceiro, a redenção: Marcelinho e Edílson, endiabrados, fizeram os gols do 2 a 0 e do bi brasileiro.
5. Campeonato Brasileiro de 1999
A base era a mesma do ano anterior, apenas Gamarra estava ausente. O time repetiu a campanha na primeira fase e terminou na ponta da tabela. Desta vez, o corintiano comemorou até defesa de pênalti. Nas semifinais, contra o São Paulo, Dida pegou duas cobranças de Raí no mesmo jogo. Na decisão, contra o Atlético-MG, Luizão brilhou e fez dois na vitória por 2 a 0 na segunda partida. Na finalíssima, bastou segurar o 0 a 0.
6. Mundial de Clubes de 2000
Poucos dias depois da conquista nacional, o Timão voltava a campo para enfrentar adversários internacionais. Na primeira fase, vitórias sobre Raja Casablanca, de Marrocos, e Al-Nasr, da Arábia Saudita, e empate com o poderoso Real Madrid. Neste jogo, Edílson ficou marcado após um gol de placa ao colocar a bola no meio das pernas de Karembeu e concluir com precisão. A final foi caseira, contra o Vasco, no Maracanã, e o título veio de forma suada, nos pênaltis. Conquista que serviu para coroar a belíssima geração que passou pelo Parque São Jorge.
7. Copa do Brasil de 2002
O bi na Copa do Brasil veio com um time experiente treinado por Carlos Alberto Parreira. Na semifinal, o Timão eliminou o São Paulo de Kaká e companhia graças a Deivid e Gil, carrascos do Tricolor naquele ano. A decisão foi mais complicada do que parecia ser, contra o Brasiliense. No primeiro jogo, vitória corintiana por 2 a 1. No segundo, o time do Distrito Federal vencia por 1 a 0 até a metade do segundo tempo, quando uma cabeçada de Deivid trouxe o título para o Parque São Jorge.
8. Campeonato Brasileiro de 2005
Título com sotaque castelhano: Tevez foi o grande nome da competição naquele ano, sendo eleito o melhor jogador e tendo marcado 20 gols. A equipe era forte no ataque, com o argentino e Nilmar, além de Roger e Carlos Alberto. A anulação de 11 jogos por conta do escândalo da arbitragem que envolveu o juiz Edílson Pereira de Carvalho abriu ainda mais o caminho corintiano. O Timão venceu um jogo remarcado contra o Santos e empatou outro com o São Paulo. No fim, 81 pontos em 42 jogos.
9. Copa do Brasil de 2009
Aos gritos de "O Coringão voltou", o Timão concluiu o retorno triunfal da segunda divisão com o título nacional. No caminho, a equipe de Mano Menezes eliminou Atlético-PR, Fluminense e Vasco nas fases finais. Na decisão, sob o comando de Ronaldo, 2 a 0 sobre o Internacional no primeiro jogo. No segundo, dentro do Beira-Rio, Jorge Henrique e André Santos abriram novo 2 a 0, mas o Colorado buscou o empate. Nada que atrapalhasse o último capítulo da reconstrução do Corinthians.
10. Libertadores
O Corinthians já disputou a competição em oito oportunidades e ainda busca seu primeiro título - e até sua primeira final. Neste ano, o clube foi eliminado pelo Flamengo nas oitavas-de-final. A intenção é tentar jogar o torneio todo ano para a pressão ficar um pouco mais diluída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário