sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Grêmio


Psicologia tricolor: Grêmio se preocupa com tensão do elenco

Instabilidade pela presença na zona de rebaixamento do Brasileirão pode atrapalhar rendimento em campo, na visão dos gremistas



Victor no treino do GrêmioGoleiro Victor sugere que time faça o mais simples
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Grêmio)

Não é apenas uma questão de pés. É de cabeça também. O Grêmio se mostra preocupado com os efeitos psicológicos da presença na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na prática, o clube teme que a pressão por uma retomada imediata possa prejudicar o rendimento do time. É aquilo: quanto mais precisa vencer, mais nervoso fica; quanto mais nervoso fica, mais difícil fica de vencer.

Renato Gaúcho, logo depois da derrota de 2 a 1 para o Santos, falou sobre o assunto. Ele disse que vem tentando tranquilizar o elenco ao mesmo tempo em que busca injetar ânimo nas veias dos atletas.

- Desde que cheguei, estou trabalhando a cabeça dos jogadores. Conheço meu grupo. E o jogador tem que ser profissional. Milhões querem estar no lugar deles, e não falo isso por ser gremista. Eles ganham bem, ganham em dia, têm uma torcida maravilhosa. Isso já é um fator psicológico para eles – disse Renato.

O goleiro Victor não tem dúvidas de que a pressão atrapalha. E tem uma dica para o time voltar a vencer e, assim, se tranquilizar.

- Isso tem uma certa influência. A confiança vem com bons resultados, quando o time está bem, em posição confortável. Em um momento como esse, o mais simples é o mais eficiente. Temos que jogar na simplicidade.

A diretoria do Grêmio diz que está atenta à situação. Alberto Guerra, diretor de futebol do clube gaúcho, afirmou que estuda colocar um profissional em contato com os atletas especificamente para lidar com o lado emocional deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário