domingo, 29 de agosto de 2010

Internacional


Fernando Carvalho garante o Inter na disputa pelo título do Brasileirão

Vice-presidente de futebol do Colorado diz que o clube entra em todas as competições para ser campeão


Há quem dissesse que, depois que fosse campeão a Taça Libertadores, o Internacional iria “descansar” no Brasileirão. Engano. Para o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho, o Colorado está na briga sim para triunfar na disputa nacional. Neste sábado, mesmo sem alguns titulares, a equipe venceu o Botafogo por 1 a 0 no Beira-Rio e entrou no G-4 da competição.

- Temos chance. Teremos 13 rodadas de jogos quarta e domingo. Hoje (sábado), jogamos sem vários titulares e demos uma boa resposta. Vamos ver se os outros vão conseguir também. Vai chegar o momento do Flumiennse e Corinthians perderem. Vamos ver depois dessas 13 rodadas o que acontece. Jogadores e clube querem o Brasileiro – disse Fernando Carvalho, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Perguntado se o Brasileiro era mais fácil de ganhar do que a Libertadores, Fernando afirmou que qualquer disputa tem a sua dificuldade e que o Inter entra para ganhar tudo o que disputa,

- É difícil ganhar qualquer competição. Trabalhamos para ganhar sempre e todas as competições. Ano passado fomos vice do Brasileiro e da Copa do Brasil e neste ano vencemos a Libertadores.

Internacional


Inter acaba com série de vitórias do Bota, ganha em casa e vai ao G-4

Com gol de Leandro Damião, Colorado faz 1 a 0 e sobe para o quarto lugar. O Alvinegro cai para quinto, mas segue na zona da Libertadores da América


O Internacional interrompeu a série de cinco vitórias do Botafogo e fez valer o seu mando de campo. Na noite deste sábado, o Colorado bateu o Alvinegro por 1 a 0 no Beira-Rio, em Porto Alegre, e subiu mais um degrau na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time gaúcho foi a 27 pontos e chegou à quarta colocação, enquanto os cariocas caíram de terceiro para quinto lugar, com a mesma pontuação do rival, mas ainda dentro da zona de classificação da Libertadores por conta da presença de Internacional (campeão da América) e Santos (vencedor da Copa do Brasil) no G-4.

Comandado pelo maestro D’Alessandro, o Inter conseguiu se impor dentro do seu território. Variando jogadas pelas laterais, mas também apostando nas investidas pelo meio, o Colorado chegava com certa facilidade à área do Botafogo e não dava espaço para o adversário avançar.

Logo aos 4 minutos, Leandro Damião arrancou o primeiro “uhhhh” da torcida ao receber dentro da área, girar e finalizar com perigo. Pouco depois, aos 6, foi a vez de D’Alessandro assustar num chute que passou perto do gol. Só dava Inter. Aos 16, Rafael Sobis recebeu de D'Ale, arrematou forte e exigiu grande defesa de Jefferson. No rebote, Leandro Damião tentou encobrir o goleiro botafoguense, mas errou o alvo.

Se D'Alessandro era o cérebro, Leandro Damião era a referência na frente. Das 12 finalizações do seu time no primeiro tempo, oito foram do camisa 9. E foi ele quem tirou o primeiro zero do placar. Aos 23 minutos, Sobis cruzou da esquerda, Kléber desviou de cabeça, Damião resvalou (ou pelo menos disse que resvalou) e a bola morreu no fundo do gol. Na hora da comemoração, tanto o lateral quanto o atacante correram para o abraço como quem reivindica a autoria do lance. Mas o árbitro Sandro Meira Ricci anotou mesmo para Damião.

gol Internacional x VascoJogadores do Internacional se abraçam e comemoram o único gol da partida (Foto: Vipcomm)

Preso no seu campo e presa fácil da marcação de Tinga & Cia, o Botafogo raramente passava da linha intermediária. O primeiro chute a gol do alvinegro carioca só ocorreu aos 42 minutos, quando o Inter já tinha arriscado 11 vezes. E a tentativa foi em dose dupla, com Jobson e Maicosuel no rebote. Contrariando o ritmo do jogo e graças à melhora de Maicosuel, o Bota conseguiu achar gás para reagir no fim da primeira etapa. Nos últimos quatro minutos foram quatro chances reais, com Herrera e Fahel também ameaçando o gol de Renan.

A expectativa era que o Fogão voltasse do intervalo no mesmo pique. Mas com 1 minuto de bola rolando lá estava Leandro Damião de novo cutucando. Se não fosse o reflexo de Jefferson, o atacante colorado teria feito mais um gol. O técnico Joel Santana tinha acabado de fazer a primeira alteração – Fahel por Caio –, aos 8 minutos, quando foi obrigado a trocar de novo. Jobson reclamou de dores musculares e foi substituído por Edno aos 13. Já que estava mexendo por atacado, o treinador alvinegro mudou mais uma e, aos 18, tirou Herrera para a entrada de Loco Abreu.

De ataque novo em campo, o Botafogo não conseguiu melhor sorte. O segundo tempo, é verdade, foi bem mais fraco que o primeiro. Mas as raras chances, quase todas nos chutes longos de D’Alessandro, eram do lado do Colorado, que parecia mais preocupado em fazer a bola rodar do que em tentar ampliar o marcador. Para renovar o fôlego da sua equipe, Celso Roth trocou Leandro Damião por Éverton e Rafael Sóbis por Andrezinho.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS VÍDEOS DO SPORTV

O Botafogo teve a sua melhor chance do segundo tempo nos pés de Edno, aos 31 minutos, numa cobrança de falta. No rebote de Renan, a bola caiu livre para Loco Abreu, mas o uruguaio estava impedido. Nos minutos finais, Caio, irritado com as firulas de Andrezinho, fez falta mais dura e recebeu cartão vermelho. E foi isso...

Na próxima rodada, o Botafogo visitará o Grêmio Prudente no interior paulista, enquanto o Inter irá a Salvador enfrentar o Vitória. Ambos os jogos serão às 19h30m (horário de Brasília) de quarta-feira.

INTERNACIONAL 1 x 0 BOTAFOGO
Renan; Nei, Índio, Bolívar e Kleber; Tinga, Glaydson, Derley e D´Alessandro; Rafael Sobis (Andrezinho) e Leandro Damião (Éverton) Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Fahel (Caio), Somália, Maicosuel e Edson; Jobson (Edno) e Herrera (Loco Abreu)
Técnico: Celso Roth Técnico: Joel Santana
Gols: Leandro Damião, aos 23 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Derley, Índio, D'Alessandro, Bolívar e Éverton (INT); Jobson, Fahel, Edson, Loco Abreu e Fábio Ferreira (BOT). Cartão vermelho: Caio (BOT)
Renda: R$ 240.770 / Público total: 16.580
Data: 28/08/10. Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS). Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF) Assistentes: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF)

Internacional


Celso Roth reclama da seqüência de jogos no Brasil: ‘É um absurdo’

Técnico diz que, desta maneira, bons jogadores acabam deixando o país



Depois da Copa do Mundo, o Internacional tem enfrentado uma seqüência de jogos desgastantes. Antes, o time jogava durante a semana pela Libertadores e nos fins de semana pelo Brasileirão. Agora, os dois jogos na semana estão sendo pelo Nacional. Neste sábado, mesmo sem alguns titulares, o Colorado venceu o Botafogo por 1 a 0 e entrou no G-4. Satisfeito com o triunfo, Celso Roth não deixou de criticar o calendário do futebol brasileiro.

- O que nos conforta e que todos estão nessa. Não tivemos a semana para nos prepararmos. É um absurdo o que se faz com o jogador brasileiro. Depois se queixam do futebol brasileiro, que não tem jogadores de qualidade. Tivemos dois jogos complicados. Todos os times reclamam. É complicado administrar isso. Como funcionário do futebol, temos que fazer as coisas acontecerem.

O técnico fez questão de ressaltar que, mesmo cansado, o Inter não vai desistir do Brasileiro e que agora a equipe está integrada na parte de cima da tabela.

- Até duas rodadas atrás, o Inter nao estava integrado. Agora, o Fluminense é o alvo de todos e as responsabilidades pra eles vão aumentar.

Internacional

D'Alessandro destaca a força do plantel do Internacional

Para argentino, qualquer atleta pode sair, pois terá a cobertura adequada



Depois da Copa do Mundo, o Internacional tem enfrentado uma maratona de jogo. Antes, os jogos durante a semana eram pela campanha vitoriosa na Taça Libertadores. Agora, as partidas às quartas e quintas-feiras valem pelo Campeonato Brasileiro. Neste sábado, a equipe venceu o Botafogo (adversário direto na parte de cima da tabela) por 1 a 0 no Beira-Rio e entrou no G-4. Para D’Alessandro, agora vai ser a hora do Colorado mostrar que tem um plantel forte.

- Acabou a Libertadores e não é fácil essa maratona de jogos. Hoje, foi o momento pra mostrar que o Inter tem grupo. Qualquer um pode faltar e sair, pois quem entrar vai fazer o melhor e render do mesmo jeito de quem não pode jogar.

O jogador comentou também das variações táticas feitas por Celso Roth.

- O jogador nao é burro, mas esperto. Se o técnico pede uma coisa que você nao fez nunca e está dando certo, tem que fazer. Todos estão focados nisso. O que o Roth pede é o melhor para o grupo. Como resultado, o time esta ganhando e jogando bem, o que é difícil. Cada um está fazendo o melhor em sua função Temos que botar os pés no chão, ficar tranquilos e seguir trabalhando. O Brasileiro é longo e muito difícil, o campeonato mais difícil na América do Sul. ]

Na próxima quarta, o Inter encara o Vitória às 19h30m, em Salvador.

Palmeiras


Com medalhões no banco, Galo e Verdão buscam ascensão na tabela

Mesmo com dois dos mais vitoriosos treinadores do futebol brasileiro,
equipes lutam contra os maus resultados e contra a péssima campanha



O clássico deste domingo entre Atlético-MG e Palmeiras tinha tudo para ser um dos mais badalados do Campeonato Brasileiro. Afinal de contas, nos bancos de reservas, estarão dois dos mais vitoriosos treinadores da história do futebol brasileiro: Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari. Porém, Galo e Verdão se enfrentarão mergulhados em um prenúncio de crise, já que os resultados no campo têm sido dos melhores possíveis.

Apesar de ambos estarem garantidos na próxima fase da Copa Sul-Americana, no Brasileirão, a situação é muito ruim. O Galo segue afundado na zona de rebaixamento, com apenas 14 pontos, em 18º lugar. O Palmeiras, por sua vez, é o 13º colocado, tem 20 pontos, e vem de uma derrota para o Atlético-GO, em pleno Pacaembu, por 3 a 0. Uma vitória é fundamental para ambos. O jogo será disputado em Ipatinga, às 16h (de Brasília).

O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, a partir das 15h30m.

Alternativas para os desfalques

Diego Tardelli durante entrevista no Atlético-MGDiego Tardelli espera voltar a marcar pelo Galo
(Foto: André Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

Mais uma vez, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá que conviver com os problemas para escalar o time. O comandante alvinegro não contará com os laterais Fernandinho e Leandro, o zagueiro Jairo Campos, o volante Zé Luís, o meia Daniel Carvalho e o atacante Obina, todos entregues ao departamento médico do clube.

Assim, a tendência é que o treinador utilize a mesma formação que iniciou a partida diante do Flamengo, no empate em 0 a 0, no Maracanã. O garoto Eron deverá ser mais uma vez escalado na lateral esquerda, já que foi muito elogiado pelo treinador após a estreia no Rio de Janeiro.

No ataque, Luxa colocará em campo a dupla de Diegos, o Tardelli e o Souza (que, pela primeira vez, enfrentará o ex-clube). Na zaga, Lima – que deixou o jogo contra o Fla sentindo uma pancada na cabeça – está confirmado ao lado de Werley e Réver.

Palmeiras defensivo para voltar a vencer

Marcos Assunção gol PalmeirasMarcos Assunção está de volta ao time (Foto: EFE)

O Palmeiras deve adotar uma escalação mais defensiva, como vinha fazendo nas partidas anteriores. Depois de admitir que havia errado no posicionamento tático dos jogadores (jogou no 4-4-2), contra o Atlético-GO, Luiz Felipe Scolari deve retomar o esquema com três defensores.

No meio-campo, Felipão terá novamente Marcos Assunção, que esteve suspenso contra os goianos. Márcio Araújo, também barrado por ter recebido o terceiro amarelo contra o Guarani, também retornará ao time.

A derrota para o Atlético-GO fez com que Felipão afirmasse estar envergonhado pelo futebol apresentado pelo time, justamente no dia em que o Alviverde completava 96 anos. Assunção compartilhou do sentimento do treinador e pediu ao time uma sequência de vitórias para que a equipe passe a ocupar uma situação mais confortável no Nacional.

- Temos que nos acostumar com as vitórias, temos que começar a gostar de ganhar. Fazendo três partidas boas, com três vitórias consecutivas, a gente vai ter mais tranquilidade em campo, vai ter mais atenção e personalidade para jogar bem – disse Assunção.

ATLÉTICO-MG X PALMEIRAS
Fábio Costa; Lima, Réver e Werley; Rafael Cruz, Serginho, Rafael Jataí, Ricardinho e Eron; Diego Tardelli e Diego Souza. Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Fabrício; Márcio Araújo, Edinho, Marcos Assunção, Valdívia e Rivaldo; Luan e Tadeu (Ewerthon).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Estádio: Ipatingão, em Ipatinga (MG). Data: 29/8/2010. Horário: 16h (de Brasília). Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ). Auxiliares: Dilbert Pedrosa Moises (Fifa/RJ) e Ricardo de Almeida (RJ)
Transmissão: O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo Brasil.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha, a partir das 15h30m.


Palmeiras

Técnicos 'top', Felipão e Luxa sofrem com campanhas ruins no Brasileiro

Treinador palmeirense ainda não conseguiu fazer o time deslanchar na competição, enquanto rival amarga posição na zona de rebaixamento



MONTAGEM - Vanderlei luxemburgo atlético-mg e felipão palmeirasLuxemburgo e Felipão não vivem boa fase à frente de
Atlético-MG e Palmeiras (Foto: Agência Estado)

Técnicos de renome e consagrados pelos títulos que já conquistaram em suas carreiras, Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari têm sofrido nesta edição do Campeonato Brasileiro. Se em outros tempos eles foram badalados pelas taças que levantaram, por passagens pelo futebol europeu e pelo prestígio de terem sido comandantes da Seleção Brasileira, neste domingo, às 16h, no Ipatingão, eles se encontram como treinadores que estão em baixa à frente de Atlético-MG e Palmeiras.

No caso do time mineiro, a situação é mais preocupante. Em 16 rodadas disputadas, o Atlético-MG não conseguiu ainda se fixar em posição de destaque. Com somente 14 pontos e na 18ª colocação, a equipe dirigida por Luxemburgo, que já venceu cinco vezes o Nacional (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004), tem como alento para o jogo com o Palmeiras o fato de ter conseguido a maior parte de seus pontos atuando em casa – foram 12 no total.

Principais títulos de Luxa
Brasileiros: Palmeiras (93 e 94) Corinthians (98), Cruzeiro (03) e Santos (04).
Copa do Brasil: Cruzeiro (03)
Paulistas: Bragantino (90), Palmeiras (93, 94, 96 e 08), Corinthians (01) e Santos (06 e 07)
Mineiros: Cruzeiro (03) e Atlético-MG (10)
Sel. Brasileira: Copa América (98)

Mas o badalado Luxemburgo, que já teve passagens pela Seleção Brasileira (1998) e foi oito vezes campeão Paulista (1990, 1993, 1994, 1996, 2001, 2006, 2007 e 2008) não vê sua carreira passar por uma baixa de agora. Desde que foi demitido do Palmeiras, no meio da temporada passada, o treinador não vai bem. Depois de ser contestado no Palestra Itália, o treinador passou pela terceira vez pelo Santos, onde fez uma campanha abaixo do esperado no Brasileiro – foi o apenas o 12º colocado - , e não teve seu contrato renovado pela nova diretoria.

Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, Felipão também não vive um bom momento com o Palmeiras. Contratado com a missão de resgatar o espírito vencedor do time – ele foi campeão da Libertadores de 1999 - , o treinador ainda não conseguiu justificar o alto investimento para o seu retorno ao futebol brasileiro. Em oito partidas à frente do Alviverde no Nacional, Scolari tem duas derrotas (Avaí e Atlético-GO), cinco empates (Botafogo, Ceará, Corinthians, Goiás e Guarani) e uma vitória (Atlético-PR).

Principais títulos de Felipão
Taça Libertadores: Grêmio (95) e Palmeiras (99)
Copa do Brasil: Criciúma (91), Grêmio (94) e Palmeiras (98)
Brasileiro: Grêmio (96)
Gaúchos: Grêmio (87, 95 e 96)
Sel. Brasileira: Copa de 2002

Na última exibição com a equipe, o treinador admitiu ter sentido vergonha pelo resultado: 3 a 0 para o Atlético-GO, no Pacaembu. Pela primeira vez Felipão ouviu a torcida vaiar o time e questionar o desempenho dos jogadores em campo.

- Estamos (Luxemburgo e eu) longe da disputa do título. Esse negócio de técnico top é história para boi dormir. Todos os treinadores têm grande qualidade, ganharam mais ou menos (títulos), mas têm qualidades - limitou-se a dizer Felipão.

Luxemburgo e Scolari. Técnicos consagrados, mas que passam por sérias dificuldades com as suas equipes no Brasileiro. O duelo deste domingo no Ipatingão promete ser bom no campo e no banco.

Santos


Dorival busca façanha de manter Peixe no topo mesmo com mudanças

Treinador não se lembra de outro clube que conseguiu remontar seu time de um semestre para outro e ainda assim ser campeão. Quem sabe agora?



Dorival Junior no treino do SantosDorival admite que time ainda vai oscilar
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)

O Santos está na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos. Campeão do Paulistão e da Copa do Brasil, o Peixe já tem vaga assegurada na Taça Libertadores, mas ainda assim persegue a Tríplice Coroa. E com um time bem diferente do primeiro semestre. O próprio técnico Dorival Júnior admite não se lembrar da última vez que um clube conseguiu, mesmo perdendo mais de metade da equipe de um semestre para o outro, se manter competitivo.

Depois da conquista da Copa do Brasil, foram embora os atacantes André, Robinho e o volante Wesley. Para completar, o Peixe perdeu na última quarta-feira, durante jogo contra o Grêmio, o meia Paulo Henrique Ganso, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, operou no último sábado e só volta em fevereiro de 2011.

- Não lembro de um clube que encaixou dois times num mesmo ano. Estamos tentando fazer isso aqui no Santos, mas é difícil. Essa equipe ainda vai apresentar oscilações até o fim do ano. Foram muitas mudanças e é natural que haja uma queda de produção - afirma o treinador.

A queda de produção pode se referir à qualidade do futebol alvinegro, que já não é tão vistoso quando no primeiro semestre, quando o Peixe massacrou adversários com várias goleadas. No entanto, a equipe continua eficiente. Já são quatro vitórias consecutivas, três pelo Campeonato Brasileiro. No último sábado, o time jogou pela primeira vez após a lesão de Ganso. Perdeu em qualidade no meio de campo, errou passes. Mesmo assim, se superou e conquistou uma vitória por 2 a 0.

- Claro que agora não vamos mais ver aquela magia do primeiro semestre. Aquele time se entendia no olhar. Mas, agora, temos um time com muito apetite, muita vibração, um correndo pelo outro, se dedicando. Aos poucos, vamos nos encaixar mais uma vez.

No entanto, para Dorival, o título do Campeonato Brasileiro é algo ainda distante demais. Ele afirma que sua equipe ainda não está qualificada para a Tríplice Coroa.

- Ainda é muito cedo para falar nisso. Não reencontramos o equilíbrio necessário.

Santos


Neymar volta a perder pênalti, mas Peixe vence e homenageia Ganso

Santistas entram em campo mostrando uma frase de apoio ao camisa 10. Vitória foi oferecida ao craque, que operou neste sábado



Há vida sem Ganso. Aos trancos e barrancos, o Santos superou a ausência do craque, assim como mais um pênalti desperdiçado por Neymar (o quinto erro no ano), para vencer o lanterna Goiás por 2 a 0 neste sábado à noite, no Pacaembu.

Após um primeiro tempo enrolado, com o Peixe sem criatividade e sentindo a falta de seu principal armador, a equipe da casa desencantou na etapa final com um golaço de Zé Eduardo, de voleio, e outro do garoto Alan Patrick, meia que está sendo preparado para ser a mais nova joia da Vila Belmiro. Ganso, que teve o joelho esquerdo operado horas antes da partida foi homenageado com uma faixa pelos companheiros de time antes do início do confronto: 'Força, Ganso. A (camisa) 10 está esperando por você'.

Agora, o time comandado por Dorival Júnior está na terceira colocação, com 27 pontos, e os goianos seguem na lanterna, com 13. O Peixe volta a jogar na quinta-feira, contra o Avaí, às 21h (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Já o Goiás, na quarta, recebe o Atlético-MG, também às 21h, no Serra Dourada.

Peixe aperta, mas Goiás equilibra

O Santos começou a todo vapor, apertando o Goiás, criando chances. O técnico Dorival Júnior optou por uma formação mais ofensiva, com Zé Eduardo, Keirrison e Neymar à frente. Marquinhos, mais recuado, tinha a missão de fazer a função de Ganso. No início, as coisas começaram a dar certo. A intensa movimentação dos atacantes alvinegros bagunçava a zaga verde, que corria de um lado para o outro sem conseguir achar ninguém. Aos oito minutos, Léo foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Keirrison, que fez até pose para cabecear. Testou firme, para baixo, como manda o manual. Mas Harley, com os reflexos em dia e bem colocado, operou um milagre.

O ímpeto santista, no entanto, foi dimuindo. O Goiás acertou a marcação, com Amaral recuando para brecar Zé Eduardo, e Rafael Tolói colando em Neymar. Com ataque, marcado, seria a vez de o meio de campo santista aparecer. Mas aí ficou evidente que não se acha um novo Ganso assim, de uma hora para outra. Marquinhos bem que tentou, mas não tem a mesma dinâmica do titular, que só volta aos campos em 2011. O Santos passou a errar muitos passes, o que não tem sido comum neste ano. Melhor para o Goiás.

O time esmeraldino, com a lanterna na mão, jogava sua vida no Pacaembu e, vendo que o bicho do outro lado não era tão feio quanto parecia, passou a tocar a bola, a abrir o jogo e a ameaçar efetivamente o gol de Rafael. Aos 23, Everton Santos dominou a bola usando a mão. O árbitro não viu. O lance seguiu e o atacante esmeraldino bateu de pé direito. Rafael abafou e Durval mandou para escanteio. Em seguida, Rafael Tolói desarmou Neymar com estilo, fez jogada de ponta direita e cruzou na área. Rafael Moura dominou e tentou de bicicleta, mandando a bola por cima do gol.

A essa altura, o jogo já era igual, com o Santos tomando a iniciativa e o Goiás levando perigo nos contra-ataques. Neymar tentava se desvencilhar da marcação, mas caía demais em campo. Em alguns lances, é verdade, o juiz fez vista grossa para os empurrões no garoto. Em outros, o camisa 11 simplesmente se atirou.

Perto do fim da primeira etapa, o Santos voltou a apertar o Goiás. Isso aconteceu porque os laterais, sobretudo Léo, passaram a chegar mais à linha de fundo. Harley se desdobrou e conseguiu limpar a área com boas saídas de gol.

Pênalti perdido e voleio vencedor

O segundo tempo começou com o Goiás dando um susto nos santistas logo aos 50 segundos, quando Bernardo dominou pelo meio, ajeitou o corpo, mediu a distância e mandou a bomba. A bola viajou e entraria no canto esquerdo de Rafael, que voou e espalmou para escanteio.

Passado esse lance, o Santos logo retomou o controle do jogo. Pressionando, andou perto de marcar logo aos dois minutos, quando Zé Eduardo foi à linha de fundo, pela esquerda, e cruzou rasteiro. Tolói chegou antes de Keirrison e cortou na hora H. K9, aliás, mostrou que está totalmente fora de ritmo. Facilmente marcado, não conseguiu completar nenhuma jogada no segundo tempo. Acabou substituído por Madson.

A mudança tornou o ataque santista mais dinâmico. Aos 24, Zé Eduardo tentou passar por Rafael Tolói e foi derrubado na área. Pênalti. Era a chance para o Peixe sair na frente. Neymar ajeitou a bola, tomou distância e bateu. Mas o tiro saiu fraco, telegrafado. Harley caiu no canto esquerdo e pegou. Foi o terceiro pênalti desperdiçado pelo camisa 11 no Brasileirão (assista ao vídeo).

Mas como tem acontecido no ano, houve quem limpasse a barra do garoto. E com estilo. Aos 30, Madson desceu com velocidade pela direita, ajeitou e cruzou de esquerda para Zé Eduardo, que entrava livre pelo outro lado. A bola veio pelo alto, o atacante ajeitou o corpo e, com um lindo voleio, abriu o placar.

Em seguida, entraram Danilo e Alan Patrick, nos lugares de Léo e Marquinhos, respectivamente. Jogadores mais leves e rápidos, eles deixaram a equipe mais perto do segundo gol. Era isso o que o Peixe precisava. O Goiás já não tinha mais forças. Corria de um lado para o outro sem conseguir brecar os garotos de camisa branca. Neymar passou a ser caçado em campo. Até seu calção arrancaram.

O segundo gol santista estava maduro. Aos 37, Patrick, aquele que é considerado o sucessor de Ganso, pegou a bola pela meia esquerda e arriscou o chute de direita. O tiro, rasteiro, entrou no canto direito. O Pacaembu explodia pela última vez.

SANTOS 2 X 0 GOIÁS
Rafael, Para, Aguiar, Durval e Leo (Danilo); Arouca, Rodriguinho e Marquinhos (Alan Patrick); Ze Eduardo, Keirrison (Madson) e Neymar. Harlei; Douglas, Rafael Tolói, Ernando e Júnior; Jonílson, Amaral, Bernardo (Romerito) e Rithelly; Everton Santos (Carlos Alberto) e Rafael Moura (Otacílio Neto).
Técnico: Dorival Júnior Técnico (interino): Wladimir Araújo
Gols: Zé Eduardo, 30, Alan Patrick, 37 do segundo tempo
Cartões amarelos: Rodriguinho, Arouca (Santos), Rithelly, Rafael Moura, Romerito, Rafael Tolói (Goiás)
Renda e público: R$ 435.340,00/17.968 pagantes
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 28/8/2010. Árbitro: Alício Pena Júnior (MG). Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fábio Ferreira (TO)

Santos

Neymar não é mais o cobrador oficial de pênaltis do Peixe. Será poupado

Jogador errou quatro das últimos nove cobranças que executou. Por isso, Dorival Júnior afirma que chegou a hora de dar um tempo ao garoto



Neymar começou o ano inovando nas cobranças de pênalti. A parodona, em que ele brecava totalmente a corrida antes da batida, matava os goleiros. Rogério Ceni, que levou um gol assim na primeira fase do Paulistão, que o diga. A Fifa proibiu o recurso e o aproveitamento do garoto despencou. Ele perdeu quatro dos últimos nove pênaltis que cobrou. No ano, Neymar cobrou 14 pênaltis e desperdiçou cinco, aproveitamento de 62,2%. O mais recente foi neste sábado, no Pacaembu, diante do Goiás (assista à péssima sequência no vídeo). Resultado: o garoto não é mais o cobrador oficial da equipe.

- Preciso fazer as pazes com os pênaltis - disse Neymar após a partida.

O técnico Dorival Júnior chegou à conclusão de que Neymar precisa ser preservado. Vai treinar cobranças, se aprimorar, para voltar mais confiante. Neste sábado, o treinador até pediu para Marquinhos conversar com Neymar e se colocar à disposição para bater, caso o garoto não estivesse se sentindo confiante.

- Temos de saber o momento de preservar o garoto. Hoje (neste sábado), eu falei com o Marquinhos e ele foi conversar com o Neymar. Mas o garoto disse que queria bater, que estava confiante. Ele errou mais uma vez. Agora, vamos dar um tempo para que ele possa se aprimorar – afirmou o treinador.

Esse foi o segundo jogo consecutivo que Neymar perde penalidade. Contra o Grêmio, quarta-feira passada, ele executou duas cobranças. Converteu uma. A outra, Victor pegou. Contra o Goiás, o garoto bateu rasteiro, buscando o canto esquerdo de Harley, que defendeu.

- O Neymar não está totalmente descartado. Ele vai voltar a cobrar uma hora ou outra. Só que neste momento, estamos buscando preservá-lo, para que ele possa treinar mais e volte a ficar confiante.

Dorival, por outro lado, ainda não escolheu quem vai ser o cobrador.

- Temos várias opções: Marquinhos, Madson, Marcel, Keirrison. Vamos trabalhar e buscar a melhor opção.

Santos

FOTO: Jogadores do Peixe fazem homenagem a Ganso no Pacaembu

Faixa carregada pelos alvinegros trazia uma frase de apoio ao camisa 10 antes da vitória por 2 a 0 sobre o Goiás


Os jogadores do Santos homenagearam o maestro da equipe, Paulo Henrique Ganso, neste sábado, no Pacaembu, antes da vitória por 2 a 0 sobre o Goiás. Pela manhã, o craque operou o joelho esquerdo para reparar o ligamento cruzado anterior, que rompeu na última quarta-feira, durante confronto contra o Grêmio. Os santistas entraram em campo com uma faixa com a seguinte frase: "Força, Ganso. A '10' está esperando por você". Ganso só voltará em 2011.

Faixa GansoJogadores mostram faixa de apoio a Paulo Henrique Ganso (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)

São Paulo


Perto de ‘conquistar’ o primeiro turno, Flu pega o pressionado São Paulo

Para ficar com o título simbólico, Tricolor carioca precisa vencer e torcer por tropeço do Corinthians. Paulistas buscam recuperação na tabela



Deco e Muricy Ramalho no treino do FluminenseDeco e Muricy Ramalho conversam no treino do Flu
(Foto: Agência Photocâmera)

Disparado na ponta do Brasileirão, o Fluminense pisa no gramado do Maracanã, às 18h30m (de Brasília), deste domingo, de olho no simbólico título de campeão do primeiro turno. Do outro lado, um velho conhecido de Muricy Ramalho: o São Paulo, que se acostumou a vencer a competição nas mãos do treinador e vive dias de crise, próximo à zona de rebaixamento, sob o comando do interino Sérgio Baresi. A partida é válida pela 17ª rodada e será transmitida pelo canal PFC para todo Brasil no sistema pay-per-view, assim como pelo SporTV, com exceção do Rio de Janeiro. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir das 18h.

Com 36 pontos, o Tricolor carioca tem cinco de vantagem sobre o vice-líder Corinthians, e, além de vencer, precisa torcer por tropeço dos paulistas, às 16h, contra o Vitória, no Pacaembu, para não ser mais alcançado até o término da 19ª rodada. Na parte de baixo da tabela, o Tricolor paulista busca o triunfo para se distanciar do Z-4 e sonhar com algo melhor do que a atual 15ª colocação, com metade dos pontos do rival: 18.

Dono da melhor média de público do campeonato, o Fluminense fará sua primeira partida no Maracanã com a capacidade de 45 mil torcedores. O 'novo' estádio, no entanto, não terá vida longa e a CBF já anunciou seu fechamento para o próximo dia 8. A despedida tricolor acontece quarta-feira, contra o Palmeiras.

Mau momento do São Paulo não ilude Muricy

Com cinco vitórias consecutivas fora de casa, o Flu recebe o São Paulo de olho em uma série avassaladora também no Rio de Janeiro, onde empatou com Prudente, Botafogo e Vasco depois da Copa do Mundo. Sem Diguinho, com uma torção no tornozelo esquerdo, Gum e Emerson, suspensos, Muricy Ramalho deve mandar para campo o Tricolor em um novo esquema tático: o 4-5-1.

No meio-campo, Fernando Bob permanece na cabeça de área, mas Marquinho deve ser o substituto do Sheik, com Deco e Conca com liberdade para encostar em Washington, único atacante. Rodriguinho corre por fora na disputa. Já na defesa, a vaga é do ex-são paulino André Luis.

Conhecedor dos bastidores do Morumbi, Muricy Ramalho não se deixa levar pelo mau momento da equipe paulista e prega respeito para que o Fluminense aumente a invencibilidade de 13 jogos.

- Não podemos entrar nessa de fase ruim. Lógico que é legal para a imprensa explorar, mas quem está no dia a dia não pode. Quando há esses momentos, os jogadores se juntam mais e se cuidam mais. Respeitamos o São Paulo como um todo.

São Paulo sem Ricardo Oliveira e de olho em Washington

No Tricolor Paulista, enquanto a diretoria tenta encontrar no mercado um técnico mais experiente, Baresi segue em busca da primeira vitória. Desde que assumiu, acumulou dois empates e uma derrota, esta traumática para o rival Corinthians por 3 a 0. Mas se animou com o 0 a 0 diante do Vasco na última quarta-feira, pois o time teve muitas chances de abrir o placar. O treinador espera que o triunfo venha justamente diante do líder do Brasileiro.

sergio baresi treinador são pauloSergio Baresi é interino, mas mesmo assim está sob
pressão (Foto: Wagner Carmo / Vipcomm)

Além de ter que balançar a rede do Flu, o treinador precisará se preocupar com Washington, que deixou o São Paulo para voltar ao clube carioca e está em grande fase. O ataque do time das Laranjeiras, aliás, é o melhor da competição, com 28 gols marcados. E o camisa 9, curiosamente, ainda é o artilheiro da equipe paulista na temporada, com 13 gols, mesmo não fazendo mais parte do plantel.

- Eu vejo que o Brasileiro é muito difícil, os times são muito parelhos, embora o Fluminense tenha arrancado nesse primeiro turno. Os números mostram que o Washington fez muitos gols este ano e está dando continuidade ao trabalho em outro time. O que vale é o momento, e buscamos isso com nossos atacantes também. Uma hora a nossa bola vai entrar, a tranquilidade será maior, diminuirá a ansiedade no arremate final. O Washington se foi, mas temos confiança total nos artilheiros que ficaram - ressaltou Baresi.

E é justamente no ataque que ele tem uma mudança certa: Ricardo Oliveira, com uma tendinite no joelho esquerdo, foi vetado e deu lugar a Fernandão, que ficou no banco contra o Vasco. O treinador pode também sacar Fernandinho e colocar Marlos para ajudar o centroavante, mas não deu pistas de qual dos dois será o escolhido. No restante da equipe não haverá alterações.

FLUMINENSE X SÃO PAULO
Fernando Henrique, Mariano, André Luis, Leandro Euzébio e Julio Cesar; Fernando Bob, Diogo, Marquinho, Conca e Deco; Washington. Rogério Ceni; Jean, Xandão, Miranda e Junior Cesar; Casemiro, Rodrigo Souto, Richarlyson e Marcelinho; Fernandinho (Marlos) e Fernandão.
Técnico: Muricy Ramalho. Técnico: Sérgio Baresi
Local: Maracanã, Rio de Janeiro. Data: 29/08/2010 Horário: 18h30m (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Roberto Braatz (Fifa/PR)
Transmissão: o canal PFC transmite ao vivo para todo Brasil no sistema pay-per-view. O SporTV transmite para todo o país, menos para o Rio de Janeiro.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo a partir das 18h (de Brasília)

São Paulo

Torcedores fazem protesto na porta do CT do São Paulo

Manifestantes criticam o presidente do Tricolor, Juvenal Juvêncio



Pouco acostumado nos últimos anos com maus resultados, o São Paulo viveu um dia atípico neste sábado. Insatisfeitos com a campanha do time no Campeonato Brasileiro, cerca de 50 torcedores fizeram um protesto pela manhã, na porta do CT da Barra Funda.

protesto da torcida do São PauloTorcedores fazem protesto na porta do CT do São Paulo, na Barra Funda (Foto: Futura Press)

O principal alvo das críticas era o presidente do clube, Juvenal Juvêncio. O superintendente de futebol, Marco Aurélio Cunha, passou no local de carro e por pouco os manifestantes não cercaram o veículo. Os seguranças do Tricolor precisaram interceder.

Para reforçar a segurança, uma viatura da Polícia Militar foi ao local. Dentro do CT, os jogadores são-paulinos faziam o último treinamento antes da viagem ao Rio de Janeiro.

O São Paulo está em 15º lugar no Brasileirão, com 18 pontos em 16 jogos. Neste domingo, a equipe enfrenta o Fluminense, no Maracanã, às 18h30m (de Brasília).

Vasco


PC Gusmão lamenta a lesão de Felipe: ‘Perdemos uma referência’

Meia sofreu estiramento muscular neste sábado, contra o Cruzeiro, e será examinado. Sábado, contra o Ceará, técnico não terá o volante Nilton


PC Gusmão ainda não sabe a gravidade da lesão de Felipe e teme pelo pior. Neste sábado, o meia do Vasco se machucou no primeiro tempo do empate com o Cruzeiro, por 1 a 1, em São Januário, pela 17ª rodada do Brasileirão (assista ao vídeo ao lado). O camisa 6 sofreu um estiramento muscular na parte posterior da coxa direita e será examinado nesta terça-feira. A equipe volta a jogar não sábado que vem, contra o Ceará, em Fortaleza. A presença de Felipe é incerta.

- Perder o Felipe é muita coisa, é um jogador de qualidade. Contra o Cruzeiro, vinha servindo os companheiros, ajudando na recomposição. É difícil. Vamos procurar um encaixe durante a semana. Mais uma dor de cabeça para um jogo difícil. Fico triste. Estamos num momento em que os atletas estão evoluindo, principalmente os que entraram agora, na abertura da janela (de transferências). Foi a primeira partida com o Felipe de meia com o Carlos (Alberto), o Zé (Roberto) e o Éder (Luis). Perdemos uma referência. O Felipe preocupa o adversário. Esperamos que ele se recupere logo - disse.

Na visão do treinador, o caso de Felipe não significa que outros jogadores recém-chegados estejam sob risco maior de lesão.

- Não está sendo prejudicial. Está sendo importante para que eles ganhem ritmo jogando. É importante adquirirem o mais rápido possível. Estamos usando de início e no momento em que cansam, como foi o Zé Roberto contra o Cruzeiro, que pediu para sair, trocamos. É o momento de honestidade – explicou.

PC não terá o volante Nilton na próxima rodada. Conta o Cruzeiro, ele recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso para enfrentar o Vozão. O técnico pensa nas alternativas.

- Temos o Rômulo voltando, temos feito jogos-treinos para que os atletas não sintam a falta de ritmo. Fazer este tipo de trabalho é importante para eles ganharem ritmo – comentou.

Contra o Ceará, seu ex-clube, PC esperava mais dificuldades. Isso porque se trata de um concorrente direto. Os cearenses estão em sétimo, com 25 pontos, dois a mais que os vascaínos, que ocupam a oitava posição.

- Dificílimo o jogo. O Ceará é muito forte dentro do Casleão, vem bem na competição, está na nossa frente. É um confronto direito e na casa deles. É difícil jogar lá, a torcida do Ceará é presente como a do Vasco, que certamente vai aparecer também. Vamos buscar fazer um grande jogo e a vitória – afirmou

Vasco


Dirigente vascaíno diz que seria difícil abrigar Fla e Flu em São Januário

Rodrigo Caetano vê a possibilidade como um prejuízo para o Vasco por conta do gramado. Rivais vão ficar sem o Maracanã muito em breve



Maracanã pela metade obrasParte das cadeiras azuis do Maracanã foi retirada
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Diante da notícia do fechamento iminente do Maracanã, Flamengo e Fluminense terão de encontrar uma nova casa para mandar seus jogos no Campeonato Brasileiro. O Engenhão aparece como solução simples e, teoricamente, fácil. Mas precisa haver acordo com o Botafogo. O Rubro-Negro mantém a posição de dividir os jogos como mandante entre Engenhão e o estádio da Cidadania, em Volta Redonda, enquanto o Tricolor se esforça para demover a CBF da ideia de encerrar as atividades do estádio para as obras da Copa do Mundo de 2014 a partir de 8 de setembro.
Apesar de a diretoria do Vasco não ter sido procurada por Flamengo ou Fluminense, o diretor executivo do clube, Rodrigo Caetanto, não vê com bons olhos a possibilidade de os rivais jogadorem em São Januário. As dimensões do campo 110m x 70m e o bom estado do gramado seriam atrativos.

- Quem acompanha o clube sabe o investimento que fazemos para tratar do gramado e manter as boas condições. Os jogadores não-relacionados muitas vezes nem treinam aqui para poupar o campo. Claro que esse tipo de decisão vai independer do Vasco. Pode ser uma decisão da CBF, da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro). Mas vai ser muito difícil abrigar jogos das demais equipes – disse, em entrevista à “Rádio Globo”.

O Maracanã será totalmente fechado a partir do segundo turno do Nacional. Até lá, serão mais três jogos: Fluminense x São Paulo (neste domingo), Fluminense x Palmeiras (1º de setembro) e Flamengo x Santos (5 de setembro). No dia 8 de setembro, o Fluminense vai enfrentar o Ceará e, mesmo a contragosto, marcou a partida para o Engenhão.

- Se acontecer, certamente será algo conversado antes, sobre a possibilidade. Isso é uma questão que foge da minha alçada. Eu realmente vejo como um prejuízo, não resta dúvida. Para que realmente tenhamos condições de tratar o nosso gramado, não fechamos nem o primeiro turno ainda e temos mais três meses pela frente, é complicado. É algo que eu deixo para a presidência do clube tratar – afirmou Caetano.

Apesar dos seguidos atrasos no início das obras, o governo do Estado do Rio de Janeiro mantém a previsão de que a reforma do Maracanã será concluída em dezembro de 2012, a tempo do estádio receber jogos da Copa das Confederações do ano seguinte.

Vasco


Dirigente vascaíno diz que seria difícil abrigar Fla e Flu em São Januário

Rodrigo Caetano vê a possibilidade como um prejuízo para o Vasco por conta do gramado. Rivais vão ficar sem o Maracanã muito em breve



Maracanã pela metade obrasParte das cadeiras azuis do Maracanã foi retirada
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Diante da notícia do fechamento iminente do Maracanã, Flamengo e Fluminense terão de encontrar uma nova casa para mandar seus jogos no Campeonato Brasileiro. O Engenhão aparece como solução simples e, teoricamente, fácil. Mas precisa haver acordo com o Botafogo. O Rubro-Negro mantém a posição de dividir os jogos como mandante entre Engenhão e o estádio da Cidadania, em Volta Redonda, enquanto o Tricolor se esforça para demover a CBF da ideia de encerrar as atividades do estádio para as obras da Copa do Mundo de 2014 a partir de 8 de setembro.
Apesar de a diretoria do Vasco não ter sido procurada por Flamengo ou Fluminense, o diretor executivo do clube, Rodrigo Caetanto, não vê com bons olhos a possibilidade de os rivais jogadorem em São Januário. As dimensões do campo 110m x 70m e o bom estado do gramado seriam atrativos.

- Quem acompanha o clube sabe o investimento que fazemos para tratar do gramado e manter as boas condições. Os jogadores não-relacionados muitas vezes nem treinam aqui para poupar o campo. Claro que esse tipo de decisão vai independer do Vasco. Pode ser uma decisão da CBF, da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro). Mas vai ser muito difícil abrigar jogos das demais equipes – disse, em entrevista à “Rádio Globo”.

O Maracanã será totalmente fechado a partir do segundo turno do Nacional. Até lá, serão mais três jogos: Fluminense x São Paulo (neste domingo), Fluminense x Palmeiras (1º de setembro) e Flamengo x Santos (5 de setembro). No dia 8 de setembro, o Fluminense vai enfrentar o Ceará e, mesmo a contragosto, marcou a partida para o Engenhão.

- Se acontecer, certamente será algo conversado antes, sobre a possibilidade. Isso é uma questão que foge da minha alçada. Eu realmente vejo como um prejuízo, não resta dúvida. Para que realmente tenhamos condições de tratar o nosso gramado, não fechamos nem o primeiro turno ainda e temos mais três meses pela frente, é complicado. É algo que eu deixo para a presidência do clube tratar – afirmou Caetano.

Apesar dos seguidos atrasos no início das obras, o governo do Estado do Rio de Janeiro mantém a previsão de que a reforma do Maracanã será concluída em dezembro de 2012, a tempo do estádio receber jogos da Copa das Confederações do ano seguinte.

Vasco


Vasco e Cruzeiro perdem gols e ficam iguais em São Januário: 1 a 1

Cariocas abrem o placar com golaço de Zé Roberto, mas permitem o empate dos mineiros em gol contra de Fernando



A intenção de ambos era se aproximar dos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Mas Vasco e Cruzeiro terão de esperar um pouco mais. Neste sábado, concorrentes diretos que são, cariocas e mineiros empataram por 1 a 1 em São Januário, que recebeu bom público, pela 17ª rodada (13.691 pagantes). Os gols saíram no primeiro tempo. Zé Roberto, de muito longe, marcou para os vascaínos, enquanto a Raposa diminuiu num gol contra do zagueiro Fernando.

Se não foi excelente para ninguém, o placar agrada mais ao time do técnico Cuca, que está em sexto, com 25 pontos. Como Santos (vencedor da Copa do Brasil) e Internacional (campeão da América) já estão garantidos na Libertadores de 2011 e ocupam a terceira e quarta colocações na tabela, a Raposa aparece na zona de classificação do torneio, ao menos até domingo - o Avaí pode assumir esse posto. Já a equipe de PC Gusmão, que poderia ter ultrapassado o adversário com uma vitória, ocupa o oitavo lugar, com 23. Em dez jogos sob o comando do treinador, que está invicto, foi o sexto empate.

O retrospecto do confronto continua ruim para o time da Colina. Nos últimas seis vezes em que se cruzaram (ou quatro anos), a equipe celeste não perdeu. Os vascaínos venceram pela última vez no primeiro turno do Brasileiro de 2006, quando fez 1 a 0 em São Januário.

O Vasco não vai jogar no meio da próxima semana. O jogo contra o Corinthians, válido pela 18ª rodada, foi adiado para 13 de outubro por conta dos festejos do centenário do clube paulista. A equipe carioca visita o Ceará, sábado que vem, às 18h30m, no Castelão. O Cruzeiro vai entrar em campo na próxima quarta-feira, contra o Flamengo, às 22h, no Parque do Sabiá.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

Equilíbrio e emoção no fim do primeiro tempo

Montillo Cruzeiro x VascoÉder Luis aperta a marcação sobre Montillo no jogo
em São Januário (Foto: Vipcomm)

Felipe no meio, Zé Roberto um pouco mais adiantado, Éder Luis aberto pela direita e Carlos Alberto na esquerda. Foi a confiança neste quarteto que fez a torcida do Vasco encher São Januário para ver o time jogar. Ninguém poupou fôlego. Carlos Alberto deu carrinho para pressionar a saída de bola adversária, Éder correu sem parar, e Zé Roberto se movimentou por todo o meio-campo. A equipe que não ousou dar um chute a gol sequer contra o São Paulo, no meio de semana, teve gana contra o Cruzeiro. Teve alma. Éder Luis e Dedé foram os primeiros a tentar, antes dos dez minutos. O atacante parou em Fábio, enquanto o zagueiro errou por pouco.

Concorrente na disputa por um lugar no G-4, a Raposa não se intimidou. Dos pés do meia Montillo nasceram as melhores jogadas. O jogo celeste passa todo pelo argentino, que chegou há pouco tempo, mas é o dono na 10. Com ele na articulação, e Rômulo e Diego Renan pela alas, a equipe de Cuca consegue ser sempre veloz. Na frente, Thiago Ribeiro e Wellington Paulista não deram sossego aos zagueiros. Aos 20, Rômulo passou por Irrazábal (lateral-direito improvisado na ala esquerda) com um chapéu e achou Thiago na área. Wellington Paulista não alcançou, mas Diego Renan pegou a sobra. O chute de direita ficou na defesa. Quatro minutos depois, Montillo ganhou de Felipe no meio, Rômulo disparou com a bola e a devolveu ao argentino na linha de fundo. Fernando Prass saiu bonito para cortar o cruzamento.

O Vasco parou, e a torcia sentiu, ficou mais acanhada. Despertou aos 30. Carlos Alberto achou Éder Luis pela esquerda da área, e o atacante bateu rasteiro. Fábio saiu bem para abafar. Pouco depois, uma baixa importante para o técnico PC Gusmão. Felipe sentiu um problema muscular na coxa direita e teve de deixar o jogo. Saiu com muitas dores e foi substituído por Alan.

À vontade, o Cruzeiro assustou, aos 36. Rômulo cruzou, e Wellington Paulista desviou de cabeça. A bola saiu sem direção e se perdeu pela linha de fundo. O 0 a 0 parecia insistente, mas não duraria até o intervalo. Em cinco minutos, a emoção deu as caras, principalmente porque o Vasco não desistiu. Aos 43, Carlos Alberto aproveitou falha da defesa, dominou e achou Zé Roberto quase na pequena área. O camisa 10 dominou mal, levou para o pé esquerdo e arriscou. Acertou a rede pelo lado de fora. Enquanto ainda ouvia broncas dos torcedores, Zé foi novamente procurado pela bola. Um minuto depois, recebeu fora da área e arriscou do meio da rua. Com raiva e precisão, no ângulo: 1 a 0 para fazer o caldeirão de São Januário explodir.

O segundo poderia ter saído com Fagner, aos 46, mas o chute parou em Fábio. Só que o Cruzeiro também não desistiu. Dois minutos depois, confusão na área vascaína, a bola sobrou para Thiago Ribeiro, ele bateu cruzado, e o chute desviou em Fernando antes de entrar: 1 a 1.

Cruzeiro melhora, mas Vasco equilibra

Carlos Alberto Vasco x CruzeiroCarlos Alberto foi bem marcado por Caçapa no
segundo tempo e não rendeu (Foto: Cezar Loureiro)

O Vasco voltou do intervalo com uma mudança. O lateral-esquerdo Carlinhos substituiu Irrazábal, que sofreu. Cada investida de Rômulo era um perigo. Se no primeiro tempo esperou a iniciativa vascaína, o Cruzeiro tentou resolver na etapa final. Foi mais incisivo, teve atitude. Aos seis, Fernando Prass mostrou que está com o reflexo em dia. Thiago Ribeiro chutou forte, e o goleiro espalmou.

Mais ataque e mais marcação. A equipe celeste conseguiu dominar o jogo porque soube anular Carlos Alberto. Em vários momentos o meia se viu cercado pelos adversários. Bastava tocar na bola que brotavam cruzeirenses. O Vasco teve de buscar alternativas. Éder Luis, bem menos acionado, voltou a aparecer após boa jogada de Alan, aos 11. Lançado na esquerda, o atacante cortou para o meio, mas errou o alvo (por muito!). Jogou pela lateral do campo.

O Cruzeiro esteve muito perto do segundo, mais uma vez com Thiago Ribeiro. Aos 25, Rômulo recebeu de Montillo na direita e colocou na cabeça do camisa 11. No desvio de cabeça, a bola passou muito perto da trave de Prass. Gol que ele não está acostumado a perder. Foi o último bom lance de Thiago no jogo. Cuca tirou o atacante e colocou Wallyson. No meio, Montillo deu lugar a Roger. No Vasco, PC tirou Zé Roberto, que já aparentava cansaço, e lançou Jonathan. E foi o garoto quem despertou os cruzmaltinos. Com velocidade, encarou os marcadores por mais de uma vez e tentou recolocar Carlos Alberto no jogo.

Wallyson também entrou bem. Aos 37, ele foi lançado pela direita, invadiu a área e tocou bonito sobre Fernando Prass. A bola subiu demais. Wellington Paulista também teve chance, mas perdeu. O zagueiro Fernando poderia ter feito o segundo dele, desta vez a favor, só que jogou para fora quase sob a trave de Fábio. Pelos gols perdidos, resultado justo.

VASCO 1 X 1 CRUZEIRO
Fernando Prass; Dedé, Fernando e Nilton; Fagner, Rafael Carioca, Felipe (Alan), Carlos Alberto e Irrazábal (Carlinhos); Zé Roberto (Jonathan) e Éder Luis. Fábio; Claudio Caçapa, Edcarlos e Gil; Rômulo, Henrique, Fabrício, Montillo (Roger) e Diego Renan (Pablo); Thiago Ribeiro (Wallyson) e Wellington Paulista.
Técnico: PC Gusmão. Técnico: Cuca.
Gols: Zé Roberto, aos 44, e Fernando (contra), aos 48 do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Fagner e Nilton (Vasco); Wellington Paulista, Gil, Fabrício e Henrique (Cruzeiro).
Renda: R$ 309.020. Público: 13.691 pagantes.
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ). Data: 28/08/2010. Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP). Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa/SP) e Vicente Romano Neto (SP).

Vasco

Dedé: ‘O sinal de alerta tem de estar ligado em todos os jogos’

Após o terceiro empate seguido do Vasco no Brasileirão, zagueiro diz que é preciso manter a concentração para continuar perto do G-4



Botafogo x CruzeiroDedé (à esq.) em disputa de bola com Gil (nº 3),
do Cruzeiro, em São Januário (Foto: Vipcomm)

Desde que PC Gusmão chegou ao Vasco, o time não perdeu. Em dez jogos sob o comando do técnico, foram quatro vitórias e seis empates. A equipe, que já esteve na zona de rebaixamento, ocupa o oitavo lugar, com 23 pontos. A situação é boa, mas nos três últimos jogos os cruzmaltinos não conseguiram vencer. Empataram com Fluminense, São Paulo e Cruzeiro. Para o zagueiro Dedé, não há motivo para preocupação. No entanto, ele ressalta que é preciso manter a concentração para não perder contato com o G-4. Quatro pontos separam os vascaínos da zona de classificação para Libertadores da América.

- O sinal de alerta tem de estar ligado em todos os jogos. Vamos pegar o Ceará, que está bem, vamos jogar de igual para igual. Eles têm a melhor defesa do campeonato (11 gols sofridos). Nosso time tem de chegar lá e jogar com inteligência, ir para cima – comentou.

Vasco e Ceará jogam no próximo sábado, no Castelão, em Fortaleza. O Vozão é um concorrente direito, com 25 pontos, em sétimo na classificação. É o ex-time de PC Gusmão. A sequência de empates não incomoda o defensor.

- Nosso time é bem focado, hoje é mais experiente. Para o próximo jogo, vamos estudar bastante o adversário e temos de estar sempre atentos – disse.

Após o empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, no sábado, o grupo do Vasco ganhou dois dias de folga. Os jogadores se reapresentam na manhã desta terça-feira. Às 8h, haverá treino na praia da Barra da Tijuca.

Vitória

Mais de 20 mil ingressos vendidos para Corinthians x Vitória

Pacaembu vai receber um bom público na partida que marca o retorno de Ronaldo aos gramados


Jogo que marca a volta de Ronaldo aos gramados, após quase quatro meses de ausência, Corintians x Vitória deverá ter casa cheia no Pacaembu. Até esta sexta-feira, 20.500 ingressos foram vendidos para o duelo de domingo, às 16h (de Brasília), válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Confira os preços e postos de venda:

Horário de funcionamento
10h às 18h (sábado)


1. Parque São Jorge
2. Estacionamento VR Park, Rua da Consolação, 2.336 - Consolação
3. Estacionamento VR Park, Rua França Pinto, 554 - Vila Mariana
4. Camisa 12, Rua Paulo Andrighetti. Pari.
5. Coringão Chopp, Av. Moinho Fabrini 27 - São Bernardo do Campo - 3425-5294 ou 4067-3568
6. Estopim da Fiel, Centro de Diadema, Rua Sao Jorge 160 4048-2445 begin_of_the_skype_highlighting 160 4048-2445 end_of_the_skype_highlighting ou 4057-0025
7. Gaviões da Fiel, Rua Cristina Tomaz, 183 Bom Retiro Tel: 3221-2066

No domingo, bilhetes também poderão ser adquiridos nas bilheterias do Pacaembu.

Tobogã
R$ 30,00 inteira R$15,00 meia

Cadeira Especial Laranja
R$ 70,00 inteira R$ 35,00 meia

Numerada descoberta
R$ 100,00 inteira R$ 50,00 meia

Área Vip
R$ 180,00 inteira R$ 90,00 meia
Serviço de traslado: Válido para quem comprar o ingresso até sábado 21-08.É necessário apresentar o ingresso no embarque. Local: Estacionamento no subsolo do Hipermercado Wall-Mart Pacaembu. Início do serviço: A partir das 16h.

Visitante
R$ 30,00 inteira R$ 15,00 meia

O atendimento a Lei 11.256 / 92. Menores de 12 aos e maiores de 60 anos, Será feito apenas nos setores: Tobogã e arquibancada verde, este atendimento está condicionado a capacidade do setor. Lei 10.671 Estatuto do torcedor - Art. 23
Alertamos que para acesso nos setores: Cadeira Especial Laranja, Numerada descoberta e Área VIP, todos devem ter ingresso.

Acompanhantes de deficientes físicos:Todos os acompanhantes de deficientes físicos devem ter ingresso para entrar no Estádio, o acesso dos deficientes físicos cadeirantes é feito pelo portão 13: Os outros deficientes físicos entram pelo portão 23, o acompanhante deve ter ingresso da cadeira especial laranja (acompanhantes dos cadeirantes) ou arquibancada portão 21 (acompanhantes de outros deficientes físicos).

Atlético-GO

Após deixar a lanterna, Atlético-GO recebe o Avaí para manter escalada

Em casa, time tenta repetir boa atuação da vitória sobre o Palmeiras diante dos catarinenses, neste domingo



Montagem Rene Simões Antônio Lopes Atlético-Go x AvaíRene Simões e Antonio Lopes duelam no domingo
(Foto: Montagem sobre fotos da Ag. Estado)

Motivação não falta. Neste domingo, com a autoconfiança reforçada pela surpreendente vitória sobre o Palmeiras, no Pacaembu, por 3 a 0, o Atlético-GO reencontra sua torcida, no Serra Dourada, no duelo contra o Avaí, às 18h30m (de Brasília), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Dragão, que conseguiu deixar a lanterna da competição espera, agora, dar sequência aos bons resultados para que a zona de rebaixamento fique para trás. Os catarinenses, no entanto, não chegam a Goiânia com objetivos definidos. Após tropeços que custaram algumas posições na tabela, o time do técnico Antonio Lopes vai a campo para tentar encostar no G-4.

Com 13 pontos, o Atlético-GO ocupa a 19ª colocação, enquanto o Avaí, com 22, é o oitavo.

O Premiere transmite a partida para todo o país, pelo sistema pay per view.

Confiante, Dragão tem desfalques

Ainda é cedo para dizer que o Atlético-GO vive uma boa fase no campeonato, mas é inegável que o time de René Simões vem esboçando uma reação. Sem se abater com a situação difícil na tabela, o Dragão voltou para Goiânia, após dois compromissos como visitante, com quatro pontos na bagagem e o prestígio retocado. O time arrancou o empate por 1 a 1 com o Inter, no Beira-Rio, e bateu o Palmeiras de forma inquestionável, na capital paulista, por 3 a 0.

Mas, para o jogo deste domingo, os goianos devem ter dois problemas. O meia Robston e o lateral Victor Ferraz, que saíram de campo lesionados, na última quinta-feira. Resta apostar na fase inspirada de Elias – autor dos três gols sobre o Verdão – e em Diguinho, que estreou bem contra o time de Felipão.

Zagueiro Emerson reforça o Avaí

A boa sequência do Avaí foi abalada pelas três derrotas nos últimos quatro jogos do Brasileirão. A equipe do técnico Antonio Lopes, que chegou a emendar cinco jogos de invencibilidade depois da Copa do Mundo, caiu para a oitava posição. Os catarinenses, no entanto, contam com o equilíbrio do meio da tabela e tentam o triunfo fora de casa para voltar a encostar no G-4.

Para a partida deste domingo, o zagueiro Emerson volta a ficar à disposição após cumprir suspensão. A expectativa é que o meia Caio, que passou a semana se recuperando de amigdalite não desfalque. O meia Davi, no entanto, ainda pode ficar fora por conta da fratura no dedo da mão esquerda. Válber é a opção.

Atlético-GO x Avaí
Marcio; Agenor, Welton Felipe, Daniel Marques e Thiago Feltri; Ramalho, Chiquinho, Pituca e Diguinho, Elias e Marcão. Renan; Patric, Emerson, Rafael e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Caio e Davi; Robinho e Vandinho.
Técnico: René Simões Técnico: Antonio Lopes
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia. Data: 29/08/2010. Horário: 18h30m (de Brasília). Árbitro: Leonardo Gaciba (RS). Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e João Antônio Sousa Paulo Neto (DF).
O Premiere transmite a partida ao vivo para todo o país, pelo sistema pay per view.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, a partir das 18h.


Atlético-MG

Com medalhões no banco, Galo e Verdão buscam ascensão na tabela

Mesmo com dois dos mais vitoriosos treinadores do futebol brasileiro,
equipes lutam contra os maus resultados e contra a péssima campanha


O clássico deste domingo entre Atlético-MG e Palmeiras tinha tudo para ser um dos mais badalados do Campeonato Brasileiro. Afinal de contas, nos bancos de reservas, estarão dois dos mais vitoriosos treinadores da história do futebol brasileiro: Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari. Porém, Galo e Verdão se enfrentarão mergulhados em um prenúncio de crise, já que os resultados no campo têm sido dos melhores possíveis.

Apesar de ambos estarem garantidos na próxima fase da Copa Sul-Americana, no Brasileirão, a situação é muito ruim. O Galo segue afundado na zona de rebaixamento, com apenas 14 pontos, em 18º lugar. O Palmeiras, por sua vez, é o 13º colocado, tem 20 pontos, e vem de uma derrota para o Atlético-GO, em pleno Pacaembu, por 3 a 0. Uma vitória é fundamental para ambos. O jogo será disputado em Ipatinga, às 16h (de Brasília).

O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, a partir das 15h30m.

Alternativas para os desfalques

Diego Tardelli durante entrevista no Atlético-MGDiego Tardelli espera voltar a marcar pelo Galo
(Foto: André Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

Mais uma vez, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá que conviver com os problemas para escalar o time. O comandante alvinegro não contará com os laterais Fernandinho e Leandro, o zagueiro Jairo Campos, o volante Zé Luís, o meia Daniel Carvalho e o atacante Obina, todos entregues ao departamento médico do clube.

Assim, a tendência é que o treinador utilize a mesma formação que iniciou a partida diante do Flamengo, no empate em 0 a 0, no Maracanã. O garoto Eron deverá ser mais uma vez escalado na lateral esquerda, já que foi muito elogiado pelo treinador após a estreia no Rio de Janeiro.

No ataque, Luxa colocará em campo a dupla de Diegos, o Tardelli e o Souza (que, pela primeira vez, enfrentará o ex-clube). Na zaga, Lima – que deixou o jogo contra o Fla sentindo uma pancada na cabeça – está confirmado ao lado de Werley e Réver.

Palmeiras defensivo para voltar a vencer

Marcos Assunção gol PalmeirasMarcos Assunção está de volta ao time (Foto: EFE)

O Palmeiras deve adotar uma escalação mais defensiva, como vinha fazendo nas partidas anteriores. Depois de admitir que havia errado no posicionamento tático dos jogadores (jogou no 4-4-2), contra o Atlético-GO, Luiz Felipe Scolari deve retomar o esquema com três defensores.

No meio-campo, Felipão terá novamente Marcos Assunção, que esteve suspenso contra os goianos. Márcio Araújo, também barrado por ter recebido o terceiro amarelo contra o Guarani, também retornará ao time.

A derrota para o Atlético-GO fez com que Felipão afirmasse estar envergonhado pelo futebol apresentado pelo time, justamente no dia em que o Alviverde completava 96 anos. Assunção compartilhou do sentimento do treinador e pediu ao time uma sequência de vitórias para que a equipe passe a ocupar uma situação mais confortável no Nacional.

- Temos que nos acostumar com as vitórias, temos que começar a gostar de ganhar. Fazendo três partidas boas, com três vitórias consecutivas, a gente vai ter mais tranquilidade em campo, vai ter mais atenção e personalidade para jogar bem – disse Assunção.

ATLÉTICO-MG X PALMEIRAS
Fábio Costa; Lima, Réver e Werley; Rafael Cruz, Serginho, Rafael Jataí, Ricardinho e Eron; Diego Tardelli e Diego Souza. Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Fabrício; Márcio Araújo, Edinho, Marcos Assunção, Valdívia e Rivaldo; Luan e Tadeu (Ewerthon).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Estádio: Ipatingão, em Ipatinga (MG). Data: 29/8/2010. Horário: 16h (de Brasília). Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ). Auxiliares: Dilbert Pedrosa Moises (Fifa/RJ) e Ricardo de Almeida (RJ)
Transmissão: O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo Brasil.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha, a partir das 15h30m.

Atlético-MG

Técnicos 'top', Felipão e Luxa sofrem com campanhas ruins no Brasileiro

Treinador palmeirense ainda não conseguiu fazer o time deslanchar na competição, enquanto rival amarga posição na zona de rebaixamento



MONTAGEM - Vanderlei luxemburgo atlético-mg e felipão palmeirasLuxemburgo e Felipão não vivem boa fase à frente de
Atlético-MG e Palmeiras (Foto: Agência Estado)

Técnicos de renome e consagrados pelos títulos que já conquistaram em suas carreiras, Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari têm sofrido nesta edição do Campeonato Brasileiro. Se em outros tempos eles foram badalados pelas taças que levantaram, por passagens pelo futebol europeu e pelo prestígio de terem sido comandantes da Seleção Brasileira, neste domingo, às 16h, no Ipatingão, eles se encontram como treinadores que estão em baixa à frente de Atlético-MG e Palmeiras.

No caso do time mineiro, a situação é mais preocupante. Em 16 rodadas disputadas, o Atlético-MG não conseguiu ainda se fixar em posição de destaque. Com somente 14 pontos e na 18ª colocação, a equipe dirigida por Luxemburgo, que já venceu cinco vezes o Nacional (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004), tem como alento para o jogo com o Palmeiras o fato de ter conseguido a maior parte de seus pontos atuando em casa – foram 12 no total.

Principais títulos de Luxa
Brasileiros: Palmeiras (93 e 94) Corinthians (98), Cruzeiro (03) e Santos (04).
Copa do Brasil: Cruzeiro (03)
Paulistas: Bragantino (90), Palmeiras (93, 94, 96 e 08), Corinthians (01) e Santos (06 e 07)
Mineiros: Cruzeiro (03) e Atlético-MG (10)
Sel. Brasileira: Copa América (98)

Mas o badalado Luxemburgo, que já teve passagens pela Seleção Brasileira (1998) e foi oito vezes campeão Paulista (1990, 1993, 1994, 1996, 2001, 2006, 2007 e 2008) não vê sua carreira passar por uma baixa de agora. Desde que foi demitido do Palmeiras, no meio da temporada passada, o treinador não vai bem. Depois de ser contestado no Palestra Itália, o treinador passou pela terceira vez pelo Santos, onde fez uma campanha abaixo do esperado no Brasileiro – foi o apenas o 12º colocado - , e não teve seu contrato renovado pela nova diretoria.

Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, Felipão também não vive um bom momento com o Palmeiras. Contratado com a missão de resgatar o espírito vencedor do time – ele foi campeão da Libertadores de 1999 - , o treinador ainda não conseguiu justificar o alto investimento para o seu retorno ao futebol brasileiro. Em oito partidas à frente do Alviverde no Nacional, Scolari tem duas derrotas (Avaí e Atlético-GO), cinco empates (Botafogo, Ceará, Corinthians, Goiás e Guarani) e uma vitória (Atlético-PR).

Principais títulos de Felipão
Taça Libertadores: Grêmio (95) e Palmeiras (99)
Copa do Brasil: Criciúma (91), Grêmio (94) e Palmeiras (98)
Brasileiro: Grêmio (96)
Gaúchos: Grêmio (87, 95 e 96)
Sel. Brasileira: Copa de 2002

Na última exibição com a equipe, o treinador admitiu ter sentido vergonha pelo resultado: 3 a 0 para o Atlético-GO, no Pacaembu. Pela primeira vez Felipão ouviu a torcida vaiar o time e questionar o desempenho dos jogadores em campo.

- Estamos (Luxemburgo e eu) longe da disputa do título. Esse negócio de técnico top é história para boi dormir. Todos os treinadores têm grande qualidade, ganharam mais ou menos (títulos), mas têm qualidades - limitou-se a dizer Felipão.

Luxemburgo e Scolari. Técnicos consagrados, mas que passam por sérias dificuldades com as suas equipes no Brasileiro. O duelo deste domingo no Ipatingão promete ser bom no campo e no banco.

Atlético-PR

Atlético-PR, em recuperação, recebe Grêmio e seus temores na Arena

Furacão busca terceira vitória seguida no Brasileirão, enquanto Tricolor luta para deixar a zona de rebaixamento



montagem: Carpegiani e Renato GaúchoCarpegiani orienta o Furacão contra o Grêmio de
Renato Gaúcho (Foto: montagem sobre fotos / AE)

O Grêmio, na pior das hipóteses, quer caminhar até onde está o Atlético-PR. E o Atlético-PR não quer saber de voltar para onde o Grêmio está. O Furacão, em momento de crescimento na tabela, recebe o Tricolor e seus temores neste domingo, na Arena da Baixada. O time curitibano vai a campo em busca de mais uma vitória, a terceira seguida, para alavancar ainda mais sua recuperação no Campeonato Brasileiro. Os gaúchos, com duas derrotas consecutivas, tentam evitar que a zona de rebaixamento se transforme em areia movediça.

O Atlético-PR encara a partida tranquilizado pelas vitórias sobre Flamengo e Grêmio Prudente. O Tricolor pisa no gramado da Arena incomodado pelas derrotas para Ceará e Santos. Os adversários deste domingo vivem momentos radicalmente opostos. O Furacão entra na rodada com 20 pontos, de olho na área de classificação para a Sul-Americana. O Grêmio, com 15, abre o grupo de rebaixados.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra ao vivo para todo o país.

Grêmio com estreias

Renato Gaúcho, GrêmioPingos no oceano: para Renato, não há razão para
tempestade em copo d'água (Foto: AE)

Sem essa de pedir tempo para adaptação. No Grêmio, é assim: chegou, jogou. O lateral-direito Gabriel já estreia com a camisa tricolor neste domingo. Buscado no Panathinaikos, da Grécia, o jogador é a esperança de Renato Gaúcho para curar a visível carência tricolor no flanco. Gilson, ex-Paraná, também pode já estrear. Ele é lateral-esquerdo, mas foi testado pelo treinador como volante.

É que Willian Magrão, volante titular do Grêmio, sofreu lesão muscular, está fora da partida e fica três semanas parado. O natural seria Renato escalar Adílson, mas o volante teve apenas dois dias de treinamento durante a semana. Foi por isso que o treinador resolveu testar Gilson.

Está na cara que Renato ainda não encontrou um time que passe confiança plena. Ele diz que gostou do desempenho na derrota de 2 a 1 para o Santos, argumenta que falta sorte ao Grêmio, mas segue mexendo no time. A estrutura, porém, está mantida: 4-4-2, com Souza e Douglas na articulação e Jonas e Borges no ataque.

Paulo Baier volta ao time no lugar de Guerrón

Paulo Baier comemota gol do Atlético-PRPaulo Baier volta ao time contra o Grêmio
(Foto: Getty Images)

Por outro lado, o Atlético-PR deve ir a campo neste domingo no 4-4-2. Com isso, o técnico Paulo César Carpegiani deve abandonar a ideia de escalar a equipe com três ataques. Destaque do Rubro-Negro nas últimas rodadas, o armador Branquinho vai permanecer no time. O veterano Paulo Baier, que está recuperado de dores no joelho direito, também foi confirmado para a partida. Ele entra no lugar do atacante Guerrón.

Sondado pelo Betis, da Espanha, o volante Chico não deve jogar neste fim de semana. Provavelmente, a vaga ficará com Vitor ou Deivid. Com tantas indefinições, o comandante do Furacão admite que ainda não sabe qual formação mandará a campo.

- Estou em dúvida. Não em função do adversário, mas por uma situação nossa. Tem o retorno do Paulo Baier e alguém vai ter que sobrar. Vou deixar em suspense. Gostei muito do time taticamente em Prudente. Posso deixar o Guerrón, o Bruno ou até mesmo jogar com um volante só. Os volantes que tenho atuam como segundo homem (Olberdan e Chico). Quem faz o primeiro é o Deivid e talvez fosse o ideal manter o Paulo Baier e o Deivid, para manter a estrutura lá na frente. Mas vou pensar um pouco para definir - afirmou o treinador, em entrevista ao site oficial do clube.

Renato Gaúcho tenta tranquilizar o Grêmio. Ele diz que a situação não é tão ruim assim.

- Há muita gente fazendo tempestade em copo d'agua. Calma, gente. Nem terminou o primeiro turno. Muita coisa vai rolar. Se estivessem faltando quatro ou cinco rodadas, seria uma tempestade em copo d'água. Por enquanto, são pingos no oceano.

Enquanto Carpegiani lamentou o fato de não poder repetir a mesma escalação da vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio Prudente, no Prudentão. Ele também prevê jogo parelho neste domingo e não pensa em outro resultado que não seja o triunfo

- É um jogo em casa, difícil, o campeonato todo é difícil. É um estresse emocional muito grande. Mas estamos concentrados no Grêmio e o objetivo é somar os três pontos. O adversário é uma equipe de muita tradição, de currículo. Mas vamos buscar a vitória - resumiu.

ATLÉTICO-PR X GRÊMIO
Neto, Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Chico (Vitor ou Deivid), Olberdam, Branquinho e Paulo Baier; Maikon Leite e Bruno Mineiro. Victor, Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Gilson, Souza e Douglas; Jonas e Borges.
Técnico: Paulo César Carpegiani T: Renato Gaúcho
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Data: 29 de agosto, às 16h (de Brasília).
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ). Auxiliares: Katiuscia Mayer Berger Mendonça (Fifa/ES) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ).
O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra ao vivo para todo o país.