sábado, 21 de agosto de 2010

Corinthians


Ralação e sujeira: as lembranças de Edu no Terrão do Timão

Formado nas categorias de base do Corinthians, volante do time atual lembra nostálgico dos momentos no campo de terra batida



header 100 anos do Corinthians

Joelhos e coxas raladas. Roupas sujas, muito sujas. Alguém seria capaz de sentir saudades disso? Sim. E o nome dele é Edu Gaspar. Volante do atual elenco do Corinthians, o jogador, com passagens por Inglaterra e Espanha, fala em tom nostálgico quando o assunto é o “Terrão do Timão”, local onde eram realizadas as peneiras do clube e os treinamentos da maioria das categorias de base.

Edu e Danilo, treino CorinthiansEdu (esq) hoje, treinando pelo Timão (Foto: AE)

- Não só a roupa ficava suja, como o corpo inteiro ficava ralado. Não sei até hoje como eu não torci um joelho, um tornozelo. Dar carrinho era mortal, ficava uns ralados enormes. E se você desse o azar de ralar no mesmo lugar duas vezes parecia que a perna iria cair – falou, aos risos, o meio campo alvinegro.

Edu tinha apenas cinco anos quando começou a jogar futebol. Iniciou sua carreira no futebol de salão, mas logo em seguida, com oito, foi chamado para o futebol de campo. Ou melhor, para o terrão. Lá conheceu outros jogadores que se consagraram no mundo da bola, como os atacantes Fernando Baiano (no Al-Wahda, dos Emirados Árabes), Ewerthon (no Palmeiras) e o lateral Kléber (no Inter).

Mas as melhores lembranças de Edu no terrão remetem aos seus pais, Edmundo e Márcia Gaspar. Fãs incondicionais do filho, os dois costumavam acompanhar bem de perto, quase de dentro do campo, os treinos do garoto. Conhecedor de futebol, o pai aproveitava até mesmo para dar uma de técnico.

Campo Terrão CorinthiansO Terrão em sua transição, quando começava a ser reformado (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

- Os pais ficavam em volta dando orientações. Mas para as crianças era mais diversão do que qualquer outra coisa. Meu pai e minha mãe vibravam. Era emocionante. Lembro do meu pai dizendo para ir para cima, para voltar mais... Ele entendia de futebol e gostava de participar – contou Edu.

O Terrão foi uma fase linda, mas tudo tem de evoluir"
Edu

Desde outubro de 2008, o terrão está extinto. Os campos irregulares, de terra batida, deram lugar aos de grama sintética, bem mais apropriados (e seguros) para prática do futebol. Mas há aqueles que gostavam da terra, simplesmente por uma questão nostálgica. Não é o caso de Edu Gaspar.

- O terrão foi uma fase linda, maravilhosa e marcante para a história do Corinthians. Mas sinceramente tudo tem de evoluir. Para a molecada é importante estar em um campo mais regular. Sou a favor das evoluções – finalizou o volante.

Do goleiro ao atacante, dá para formar um belo time de jogadores do Corinthians formados no terrão. A escalação ficaria assim: Ronaldo; Coelho, Marcelo Djian, Cris e Wladimir; Zé Elias, Edu e Rivelino; Dinei, Viola e Casagrande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário